Vacinação Covid-19: saiba como emitir o Cartão SUS pela internet

A vacinação no Brasil contra o novo coronavírus começou em janeiro e deve seguir ao longo de todo o ano de 2021. A expectativa é de que o Brasil receba 42,5 milhões de doses de vacinas, que servirão para imunizar cerca de 10% da população. Para se vacinar, o Ministério da Saúde recomenda que todo brasileiro tenha o Cartão SUS.


Como se vacinar?

Você precisa comparecer ao posto de saúde mais próximo, portando CPF ou o Cartão SUS. Ambos os registros serão aceitos, no entanto, o cartão SUS permitirá que as autoridades de saúde controlem e unifiquem as informações dos pacientes da rede pública.





Passo a passo para emitir o Cartão SUS

1. Compareça à unidade de saúde mais próxima ou à Secretaria de Saúde do seu município;

2. Leve consigo os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e, se tiver, o número do PIS/Pasep;

3. Você receberá seu Cartão SUS na hora.


Emissão da segunda via do Cartão SUS

1. Compareça a qualquer unidade de saúde;

2. Leve consigo os mesmos documentos descritos acima.

Se preferir, você também poderá solicitar a segunda via do seu cartão on-line.


Solicite o cartão SUS pela internet

1. Acesse o portal Conecte SUS;

2. Informe seu login (CPF) e senha de acesso. Caso ainda não possua essas informações, clique na opção Criar sua conta gov.br;

3. Anote o número de seu Cartão SUS, que será exibido à frente das letras CNS (Carteira Nacional de Saúde);

4. Informe esse número no dia da sua vacinação.


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