PROJETO SOCIAL COVID | healthconnections

PROJETO COVID SAÚDE NAS COMUNIDADES

CONECTANDO VIDAS COM SAÚDE, A QUEM MAIS PRECISA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Pelo que se sabe até o momento, a principal forma de transmissão ocorre por pessoas que apresentam sintomas. Por isso, a prática do isolamento social se torna tão importante nesse momento. A medida tem sido uma das principais recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e governos estaduais na prevenção contra a proliferação do vírus.

No entanto, o isolamento social, de maneira indireta, evidenciou aquilo que há de mais grave no Brasil: a desigualdade social. Como aplicar o distanciamento ou isolamento social a moradores de comunidades e trabalhadores autônomos? Como impor home office a profissões que necessitam obrigatoriamente de presença física? Fica evidente que o covid-19 no Brasil, e em outros diversos países emergentes, expõe a vulnerabilidade da população que vive em submoradias, sem água encanada ou esgoto, que viaja apertada em transporte público e está acostumada a enfrentar longas filas para ser atendido no sistema de saúde.

 

Neste cenário delicado, a sociedade no geral, entidades governamentais e privadas, assim como a população, podem e devem se mobilizar para amenizar os impactos. Há diversas necessidades: máscaras de pano, materiais de limpeza e higiene pessoal, alimentos, orientação médica, dentre outros itens básicos ao enfrentamento desta pandemia mundial.

O QUE PODE SER FEITO ?

  • Oferecer teleatendimento médico individualizado para famílias com integrantes que apresentem sintomas respiratórios

  • Oferecer condições para disseminação de conhecimento e medidas preventivas contra o Covid-19 através de telemedicina

  • Oferecer produtos de higiene pessoal

  • Oferecer produtos de limpeza

  • Oferecer cesta básica para garantir a segurança alimentar

  • Oferecer máscaras de pano a fim de auxiliar na proteção dos núcleos familiares e da comunidade

QUEM NOS APOIA ?

Quer conhecer mais ou participar desta rede de apoio ?