Publicação traz à tona crise no sistema hospitalar

Foi lançado, na última quinta-feira (24 de maio), o livro “Cenário dos Hospitais no Brasil”, durante a Feira Hospitalar 2018. A publicação, fruto de uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), sob consultoria de Bruno Sobral, analisa a evolução e a configuração dos hospitais privados no período de 2010 a 2018 e discute a ampliação das perspectivas de novos investimentos na prestação de serviços hospitalares em todo território nacional.

Sobral destacou que, nos últimos oito anos, foram fechados 430 hospitais privados e 30 mil leitos privados que atendem também ao SUS. “Precisamos, agora, parar e refletir os porquês desses números”, complementou.

A presidente da Hospitalar 2018, Walesca Santos, afirmou ser uma honra receber, no evento, o lançamento deste livro, o qual segundo ela, representa um marco para a saúde brasileira. Walesca acredita que é preciso fazer uma análise crítica das informações coletadas e seguir os bons exemplos, que também existem. “O trabalho servirá de roteiro para toda a equipe que trabalhe gerindo saúde no Brasil”, declarou.

“Já esperávamos ver algo ruim, mas nos surpreendemos negativamente com os resultados”, disse Adelvânio Francisco Morato, secretário geral da FBH e presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG). O secretário aproveitou a ocasião do lançamento e falou sobre a 12ª Convenção Brasileira de Hospitais, a ser realizada nos dias 3 e 4 de julho, em Goiânia. Durante o encontro, serão analisados os dados coletados na produção do livro em relação ao panorama dos hospitais no Brasil, para que seja possível propor linhas de atuação em saúde para gestores públicos do país.

Luiz Aramicy Bezerra, presidente da FBH, declarou que é preciso haver união de associações e federações na luta por uma melhor saúde no país e acredita que o livro contribuirá para melhorias no setor hospitalar, no que diz respeito à gestão, planejamento, expansão e modernização.



55 visualizações