top of page

Novo teste do pezinho que faz diagnóstico de 53 doenças já está em vigor


Teste do pezinho passa a detectar mais de 50 doenças (Foto: Agência Senado/Edilson Rodrigues)


Esta segunda-feira, 6 de junho, é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Neste ano, a data chega com mais um motivo para comemorar. Já está em vigor o chamado novo teste do pezinho, que expandiu seu rol de diagnósticos para mais de 50 doenças na rede pública de saúde.


A ampliação é resultado de um projeto de lei aprovado pelo Senado Federal em novembro de 2021, mas que só entrou em vigor no final do mês passado. Até então, a triagem neonatal oferecida pelo SUS era capaz de detectar seis doenças: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doenças falciformes e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.


Com a versão ampliada, o teste poderá detectar até 53 doenças, inclusive enfermidades consideradas raras e que só podem ser descobertas após exames na rede particular de saúde. Uma delas é a Atrofia Muscular Espinhal (AME).


O teste do pezinho é oferecido nas redes pública e particular. Em muitas maternidades ele é feito antes mesmo de o bebê receber alta. Mas, não sendo esse o caso, os responsáveis devem levar o bebê para realizar o teste entre os 3 e 5 dias de vida. Respeitar esse período é muito importante para que o teste possa ser o mais acurado possível.


Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2021-11/senado-aprova-projeto-que-amplia-alcance-do-teste-do-pezinho

2 visualizações0 comentário
bottom of page