Neurointensivismo: seminário aborda novidades em tratamentos de injúrias cerebrais

Neurointensivismo: seminário aborda novidades em tratamentos de injúrias cerebrais

Ocorreu no último mês de novembro, o Seminário Internacional de Neurointensivismo com a participação de dois palestrantes internacionais: Rajat Dhar e Michael Diringer, ambos professores de Neurologia na Escola de Medicina da Washington University (EUA) abordando os temas: terapia intensiva neurológica e inovação tecnológica.


Na palestra de abertura do evento, que ocorreu no Laboratório da Apple localizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), Rajat Dhar falou sobre a implementação do modelo de aprendizado de máquina na avaliação prognóstica de pacientes com injúrias cerebrais agudas. O professor explicou sobre como essa nova tecnologia pode revolucionar a medicina no futuro e como é possível oferecer um melhor tratamento para o paciente que sofreu alguma injúria cerebral por meio de técnicas avançadas para integrar os dados coletados com exames de imagem.


No segundo dia de evento, realizado no Centro de Estudos do Hospital Copa Star, em Copacabana, os professores palestraram sobre o futuro da personalização do tratamento na fase aguda de injúrias neurológicas, baseados em estudos genéticos, big datas, e Métodos de interpretação de imagem baseados em modelo de aprendizado de máquina e inteligência artificial.


Na última palestra do evento, o professor Michael Diringer teve a oportunidade de dividir sua experiência nos últimos 30 anos de pesquisa em paciente de hemorragia subaracnóidea, citando dados relevantes de alguns estudos dos quais participou nas últimas décadas (destacando a colaboração do professor Dhar) e também de pesquisas conduzidas por outras instituições.


Dentre as discussões realizadas podemos destacar: o manejo da pressão cerebral, as atuais terapias de resgate e discussão de temas como o impacto da hipovolemia, hipertensão, hemodiluição e transfusão sanguínea no desfecho clinico desses pacientes.


As pesquisas apresentadas pelos professores Michael Diringer e Rajat Dhar no Seminário do Rio de Janeiro serão rediscutidas no próximo Congresso em Terapia Intensiva em Vancouver, em 2019.


0 visualização