top of page

Hemorragia cerebral: entenda o que é a doença que acometeu influencer de apenas 23 anos

A internação da influencer Sthé Matos com uma hemorragia cerebral no dia 21 de março gerou preocupação em seus fãs e também muitas dúvidas em relação à doença. A ex-participante do reality show “A Fazenda 13" relatou que foi internada por dois dias por conta de um "pequeno sangramento no cérebro". Ela recebeu alta do Hospital São Rafael, em Salvador, nesta quarta-feira (23/03).


Mas o que é a hemorragia cerebral que atingiu a celebridade de apenas 23 anos? A doença é caracterizada por um sangramento dentro ou em torno do cérebro, que pode ocorrer por conta de aneurisma cerebral, má formação nos vasos sanguíneos, complicação de uma isquemia cerebral ou devido a um trauma cerebral, nome popular para o traumatismo cranioencefálico (TCE).


A assessoria da artista tranquilizou os fãs e seguidores ao comunicar que seu estado não era “nada muito grave”. No entanto, segundo André Magalhães, enfermeiro-coordenador dedicado ao neurointensivismo, este pode ser sim considerado um evento grave e, dependendo da sua extensão, pode levar à morte.


A condição possui tratamento e “está diretamente relacionada com a extensão da hemorragia. Deve ser iniciado com tratamento clínico, mas pode chegar a intervenção cirúrgica para estancamento e remoção do sangramento, com o objetivo de aliviar a pressão dentro do crânio”, afirma André Magalhães.


De acordo com o especialista, existem alguns fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença, como hipertensão arterial sistêmica, obesidade, diabetes, uso de álcool em excesso e estresse, entre outros.


Ainda não foi divulgado o motivo que pode ter levado a influencer a ter hemorragia cerebral, mas mesmo com a alta, o paciente deve continuar em observação em casa e seguindo o tratamento indicado pelo médico especialista.



Por Carolina Medeiros

61 visualizações0 comentário
bottom of page