top of page

Fibromialgia: Conheça sete famosos que lutam contra a doença

Em 2017, a cantora Lady Gaga chocou ao revelar que sofria de fibromialgia, também chamada de Síndrome de Joanina Dognini, que é uma condição de dor e fraqueza muscular generalizada. De lá para cá, a artista teve que cancelar alguns shows e recusar oportunidades por causa da doença. Mas não é todo mundo que sabe que a cantora luta contra a doença, mesmo se tratando de uma celebridade internacional.


Para aumentar o conhecimento da população sobre a síndrome, ela foi incluída na campanha Maio Roxo como parte do mês panamericano de conscientização das doenças reumáticas. A Abrafibro (Associação Brasileira de Fibromiálgicos) divulgou uma lista com personalidades famosas que, assim como Lady Gaga, também sofrem com a doença. Confira sete delas abaixo.



Dani Valente

A comediante brasileira revelou sofrer com a síndrome em 2017, mas desde 2014 desconfiava de problemas de saúde. Ela fez uma pausa na carreira de atriz para realizar tratamentos contra as dores e retomar sua qualidade de vida.


Em uma entrevista à revista Veja naquele ano, Dani revelou que "sentia dores por todo o corpo, não conseguia virar o pescoço, ia para o ensaio com colar cervical, às vezes".

(Foto: Wikimedia Commons)


Lady Gaga

A cantora anunciou ter fibromialgia em 2017, quando decidiu cancelar sua apresentação no festival Rock in Rio daquele ano. Na época, ela escreveu em suas redes sociais que "estava devastada" e que um documentário sobre sua vida e carreira, o Gaga: Five Foot Two, seria lançado naquele mesmo ano e mostraria como lida com a doença. Lady Gaga hoje tem 36 anos e fez tratamentos com crioterapia para conter as crises da síndrome.

(Foto: Wikimedia Commons)


Morgan Freeman

O ator norteamericano Morgan Freeman, de 84 anos, convive com a fibromialgia desde um grave acidente de carro que sofreu em 2008 e revelou em 2015 que mantém um tratamento com uso de cannabis para conter as dores. A revelação veio durante uma entrevista que concedeu para o jornal The Daily Beast sobre a legalização da maconha.


"Tenho dores devido à fibromialgia em um braço e a única coisa que me alivia é a maconha", apontou na época.

(Foto: Wikimedia Commons)


Sinead O'Connor

A cantora irlandesa Sinead O'Connor decidiu se aposentar das apresentações em 2013 devido às dores e fadiga muscular que a fibromialgia provoca.

(Foto: Wikimedia Commons)


Frida Kahlo

A famosa pintora mexicana Frida Kahlo nunca revelou sofrer de fibromialgia, mas alguns biógrafos da artista afirmam que ela lidava com fibromialgia pós-traumática por causa das constantes reclamações de dores generalizadas que fazia ao longo da vida.

(Foto: Wikimedia Commons)


Carol Capel

A influenciadora brasileira Carol Capel, de 33 anos, revelou que sofre com fibromialgia desde 2015. Ela descobriu a doença após se mudar para os Estados Unidos com o marido e fazer tratamentos psiquiátricos. Além da fibromialgia, Carol luta contra a depressão desde os 15 anos de idade.

(Foto: Arquivo pessoal)


Lena Dunham

A atriz se tornou uma defensora da visibilidade das pessoas com fibromialgia desde que revelou sofrer com a síndrome, em 2019. Pelas redes sociais, ela escreve mensagens de apoio a pacientes que sofrem com as dores e estão em busca de tratamento.

(Foto: Wikimedia Commons)


3 visualizações0 comentário
bottom of page