top of page

Especial Dia dos Namorados: Como nosso cérebro reage quando estamos apaixonados?


(Foto: Pexels/Viktoria)


Coração acelerado, aumento da pressão arterial, dificuldades para dormir e comer, olhar perdido. Esses sinais são o corpo dizendo que a pessoa está apaixonada. Mas o que, quimicamente, explica essas alterações no organismo?


O portal Health Connections conversou com o neurologista Charles André, professor de Neurologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que explicou como o cérebro de uma pessoa apaixonada age. Neurotransmissores específicos são ativados e diversos hormônios são liberados pelo corpo, causando essas reações e mais.


Confira a ação de alguns desses neurotransmissores e hormônios.


Dopamina - intimamente associada ao prazer e sensação de satisfação, recompensa. Provoca efeitos de aumento da pressão arterial, aumento da frequência respiratória e cardíaca, dilatação das pupilas e rubores.


Adrenalina - hormônio fortemente estimulado quando estou em uma situação de perigo. No fundo é muito parecido com a reação química que se tem quando estamos diante de um desafio perigoso.


Acetilcolina - neurotransmissor parassimpático que reduz a frequência cardíaca, provoca sudorese e pode levar o indivíduo até ao desmaio após fortes emoções.


Outros agentes desses efeitos são a ocitocina, vasopressina, cortisol, noradrenalina... Ou seja, há muitos responsáveis pelas sensações oriundas de uma paixão.


Para o especialista, é importante frisar que há uma diferença de atividade neurológica da paixão causada pela admiração e querer bem a outra pessoa e pela paixão causada pela atração física e sexual.


Apesar das reações químicas provocadas pela ativação do cérebro e liberação dos hormônios, o especialista afirma que não é apenas isso o que pode definir uma paixão e que outras áreas do conhecimento, como a Psicologia, também podem trazer respostas sobre a vivência dessas emoções.



Por Camille Dornelles e Carolina Medeiros

9 visualizações0 comentário
bottom of page