top of page

Albinismo: Conheça doença autoimune que afeta cerca de 1 a cada 20.000 indivíduos mundialmente

A data tem como objetivo chamar a atenção para que sejam eliminadas todas as formas de violência e preconceito enfrentadas por pessoas com albinismo



O Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo (13/06), foi criado para chamar a atenção para que sejam eliminadas todas as formas de violência e preconceito enfrentadas por essas pessoas. A campanha foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014.


O albinismo é uma doença autossômica recessiva genética, em que ocorre uma alteração na forma de produção da melanina ou até ausência dessa produção, de uma forma recessiva.


Segundo a dermatologista Flávia Reis, para o portal Health Connections, a prevalência mundial é em torno de um paciente a cada 20.000 indivíduos, e ocorre em qualquer tipo de indivíduo, de qualquer raça e em qualquer idade e em todas as

regiões do mundo, apresentando incidências variadas.


Um fato interessante a ser colocado em pauta é a relação do albinismo com o câncer de pele. A dermatologista Carolina Quintão alerta sobre essa maior suscetibilidade do paciente albino ter câncer de pele câncer de pele exatamente pela falta de pigmentação que acaba sendo uma proteção natural. E por isso, seus cuidados devem ser redobrados “o paciente albino precisa de uso regular e intenso de filtros solares químicos e físicos. Além de acompanhamento regular com dermatologista e neurologista. 2 a 3x ao ano”, informa Carolina Quintão.


Para ser feito o cuidado e o acompanhamento ideal é necessário se consultar com um profissional capacitado e habilitado a realizar sempre a prevenção e nos casos de aparecimento de câncer de pele, fazer a sua retirada precoce. Flávia, complementa: “Não é necessário que seja um profissional especializado só em albinismo. Um dermatologista bem informado, que tenha título de especialista reconhecido pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, é capaz de ajudar e controlar essas condições especiais que a pele do albino apresenta. Ou seja, é uma pele especial que necessita de cuidados especiais com um bom dermatologista.”




(Fonte: Canva)





30 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page